Exposição de trabalho no CEFET-MG, Campus Divinópolis
Sexta-feira, 7 de junho de 2019
Última modificação: Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025
Construção de Figurinos com referência na indumentária da Grécia Antiga
Para produzir os trajes na Grécia Antiga, a sociedade daquele período contava com poucos recursos e materiais, e mesmo diante dessa realidade, os gregos foram os responsáveis em elaborar os drapeados na vestimenta. Essa técnica que evoluiu no último século e passou a ser usada principalmente na frança com o nome de moulage e na Inglaterra como draping, corresponde em um procedimento de modelagem baseado em drapeados e diversos outros processos feitos diretamente sobre o manequim, de acordo com o modelo, medidas e padrões do cliente.
Nesta exposição, a turma do primeiro período do curso Bacharelado em Design de Moda, construíram estruturas sobre manequins com referências na Indumentária da Grega Antiga. O professor da disciplina “História da Arte e do Design”, Rodrigo Bessa, propôs como desafio o uso apenas de tecido, agulha, linha e tesoura.
A proposta da exposição é apresentar os resultados do trabalho que dialoga com a teoria, e levar a reflexão sobre as dificuldades de como as roupas eram produzidas na Grécia Antiga, e mesmo diante das limitações, os gregos contribuíram para a história da indumentária, e os seus trajes continuam sendo referências nos processos criativos e produtivos do design de moda.