Alunos e professores divulgam uma pesquisa científica sobre Design Inclusivo no 19º Colóquio de Moda
Sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Última modificação: Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025
O artigo científico foi escrito por docentes e discentes do curso como resultado final da pesquisa do projeto PIBIC
No dia 19 de setembro de 2024, no 19º Colóquio de Moda , evento científico que aconteceu este ano na cidade de São Paulo, os estudantes Juliana Aparecida Sbampato Barcelos e Miguel da Silva Costa do curso bacharelado em Design de Moda do CEFET-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais), campus Divinópolis, apresentaram o artigo científico “Etiqueta de Composição e Placas de Identificação de portas em Braille: uma abordagem inclusiva”.
Os discentes foram selecionados por meio de edital para o projeto PIBIC (proposta: 10262/ 2021), que teve iniciou em março de 2022 na instituição e foram contemplados com bolsas da FAPEMIG para a realização da pesquisa. Como orientadores, os estudantes contaram com os professores Doutor Rodrigo Bessa e Doutora Maria de Lourdes Campos Nogueira, que criam o projeto e também contribuíram na escrita científica do artigo científico.
A presente pesquisa teve como objetivo buscar soluções na área do design inclusivo, isto é, criação de produtos voltado para a acessibilidade com foco nos cidadãos brasileiros com deficiência visual, uma vez que ao reconhecer as dificuldades dessas pessoas, que enfrentam no dia a dia para obter informações nas etiquetas tradicionais dos vestuários, a pesquisa buscou meios de viabilizar a leitura desses materiais através do alfabeto em Braille e de acordo com as normas do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), a fim de promover autonomia do público-alvo e, principalmente, a inclusão no mercado de moda nacional.

Juliana Aparecida Sbampato Barcelos e Miguel da Silva Costa.
Além disso, os pesquisadores criaram placas de portas de identificação em Braille, que foram produzidas de acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para o CEFET-MG, campus Divinópolis, a partir de materiais reclicados, ou seja, peças de acrílicos que seriam descartadas no lixo.


Placa de identificação de porta em Braille produzida pelos alunos no Laboratório Maker do CEFET-MG, campus Divinópolis.
Para a realização da investigação, foram utilizadas as metodologias quantitativas, qualitativas e experimentais, que resultaram em protótipos produzidos nos Laboratório Maker do CEFET-MG, campus Divinópolis.

Juliana Aparecida Sbampato Barcelos e Miguel da Silva Costa
A discente Juliana Aparecida Sbampato Barcelos fala sobre a importância de discutir caminhos e abordagens na construção do vestuário, e que o evento fez ela perceber uma outra visão da área da moda: – “Neste contexto, também observamos a importância dos projetos científicos, que possibilitam que nós alunos possamos aprender com as diversas possibilidades de pesquisas, e também como é importante o evento científico para adquirir mais conhecimentos, como é o caso do Colóquio de Moda” – relata a estudante.

Miguel da Silva Costa e Juliana Aparecida Sbampato Barcelos apresentaram o artigo científico
no 19º Colóquio de Moda
Miguel da Silva Costa afirma também que o Colóquio de Moda foi uma experiência profundamente enriquecedora, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional: – “A oportunidade de apresentar nossa pesquisa em um evento de grande porte e abrangência nacional, proporcionou interações valiosas com os pesquisadores de diferentes regiões do país, ampliando nossas perspectivas e possibilitando futuras colaborações. A troca de conhecimentos científicos na área do Design de Moda, em um evento dessa magnitude, contribui para a disseminação dos estudos desenvolvidos no CEFET-MG, em especial no campus Divinópolis. Além de permitir a incorporação de novas informações e aprendizados adquiridos durante o Colóquio de Moda para nossa instituição – conclui.

Miguel da Silva Costa e Juliana Aparecida Sbampato Barcelos
no 19º Colóquio de Moda
O artigo científico “Etiqueta de Composição e Placas de Identificação de portas em Braille: uma abordagem inclusiva” escrito pelos discentes Juliana Aparecida Sbampato Barcelos e Miguel da Silva Costa com a co-autoria dos docentes Doutora Maria de Lourdes Couto Nogueira e Doutor Rodrigo Bessa; foi premiado como melhor trabalho apresentado no 19º Colóquio de Moda na sessão de IC (Iniciação Científica): “Moda, Sustentabilidade e Inclusão”.