MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Design de Moda

Campus Divinópolis

CEFET-MG

VII SEMGED – Seminário de Moda, Gestão e Design

Segunda-feira, 25 de setembro de 2023
Última modificação: Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

O evento acontece de 28 a 30 de novembro de 2023

O 7º Seminário de Moda, Gestão e Design (SEMGED) é um evento gratuito organizado pelo Grupo Núcleo de Pesquisa em Vestuário e Moda (NUPEVEM). Portanto, trata-se de uma parceria das seguintes instituições: (1) Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG Divinópolis); (2) Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG Divinópolis); (3) Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFSUDESTEMG – Muriaé) e (4) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

É a sétima edição do evento que ocorrerá no período de 28 a 30 de novembro de 2023, no CEFET-MG / Campus Divinópolis.

O objetivo do SEMGED é criar um espaço interdisciplinar de diálogos acadêmicos a partir de debates científicos, tecnológicos, culturais e artísticos, bem como fazer a interação entre ensino, pesquisa e extensão.

No SEMGED 2023 haverá apresentação cultural, lançamento de livro, mesa redonda, apresentação de trabalhos, exposição e desfile. A sétima edição do evento terá como tema: Ancestralidade.

A ancestralidade pode ser compreendida como herança ou linhagem familiar de indivíduos ou grupos e diz respeito à hereditariedade biológica e cultural. Parte fundamental da identidade dos sujeitos e grupos sociais, determina muitos aspectos de suas vidas, os quais incluem genética, cultura, crenças, práticas, tradições e valores. É possível dizer que a ancestralidade é um fio que tece passado, presente e futuro, uma trama que conecta humanidades.

O debate sobre esse tema tem ganhado corpo, dada a notória fragmentação da mídia hegemônica, o que fez emergir novos e fortalecer movimentos já existentes que buscam contar histórias e honrar origens, a fim de construir presentes e futuros mais plurais. Nesse viés, atores sociais antes apagados pelas narrativas dominantes convidam o mundo a abarcar novas narrativas que celebrem as diversas histórias e existências, e imprime a urgência de se reconhecer e honrar “quem veio antes”.

Como fenômeno cultural que, simultaneamente, espelha e concebe as transformações que ocorrem na sociedade, a moda tem dado ênfase à temática. Cabe destacar, no entanto, que a inter-relação entre moda e ancestralidade precede essa tendência, uma vez que moda é linguagem e, enquanto discurso, se faz na história, cumpre papel de mediadora entre o sujeito e o mundo, é locus onde as ideologias, as identidades, as corporalidades e suas performances são materializadas e historicizadas. É frequente, portanto, que produtos de moda integrem saberes e fazeres, e referenciem elementos simbólicos de diferentes culturas e épocas.

“A ancestralidade na moda refere-se à incorporação de elementos culturais, estéticos e tradicionais de grupos étnicos e comunidades históricas em peças de vestuário, acessórios e estilos contemporâneos. Essa prática busca homenagear e celebrar a herança cultural, transmitindo significados e histórias profundas através da moda (SANTOS e SANTOS, 2018)”. Por meio da recuperação e preservação de tradições, e da adoção de práticas e conhecimentos de povos originários e agrupamentos étnicos, a conexão moda-ancestralidade envolve a homenagem, o resgate cultural, a perpetuação e atualização de narrativas do passado. Esse olhar da moda para a ancestralidade diz sobre a urgência de se reconhecer a pluralidade e a riqueza de culturas silenciadas e pouco representadas, a relevância do diálogo intercultural para promover a conscientização a respeito da diversidade e inclusão – temas caros à inovação – e construir um legado para a existência cotidiana.

Os cinco Grupos de Trabalho abordarão questões relacionadas ao Design e à Moda e Ancestralidade e se dividem em: GT1 – Design e seus processos; GT2 – Representações e discursos; GT3 – História, Arte, Cultura e Ancestralidade; GT4 – Inovação e Gestão em Design e Moda e GT5 – Desenvolvimento Sustentável.
Estão abertas as inscrições e as submissões de Banner, resumo expandido e/ou Artigo Científico para o evento.

Mais informações: https://www.semged.cefetmg.br/2023/09/24/chamada-aberta-para-submissao-de-trabalhos-no-7o-semged-ate-31-10-2023/