MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Design de Moda

Campus Divinópolis

CEFET-MG

Educação para a diversidade é tema principal da 32ª edição do Diagrama

Sexta-feira, 27 de junho de 2025
Última modificação: Sexta-feira, 27 de junho de 2025

O mês do orgulho, informativo apresenta guia sobre orientação sexual e identidade de gênero, políticas institucionais para pessoas LGBT+ e canais de denúncia para combate à discriminação

Nove a cada dez estudantes adolescentes e jovens foram vítimas de agressões verbais nos ambientes de ensino por serem quem são. 86% dos entrevistados se sentem inseguros na escola por alguma característica pessoal. Entre pessoas trans e travestis, esse número sobe para 93%. Os dados são da Pesquisa Nacional sobre o bullying no Ambiente Educacional Brasileiro.

Diante desses números, e para marcar o mês do orgulho, o Diagrama destaca o tema Educação para a diversidade. Para promover um ambiente de respeito às diferenças, apresentamos conceitos relacionados à orientação sexual e à diversidade de gênero, as políticas do CEFET-MG que garantem direitos da população LGBTQIAPN+ e canais de denúncia para amparar as vítimas em casos de discriminação.

Na seção “Vivências”, contamos a história do ex-aluno do curso técnico no campus Timóteo e jornalista premiado internacionalmente Yuri Fernandes. Ele é criador da série “LGBT+ 60: Corpos que Resistem”, que já ultrapassou 10 milhões de visualizações.

Também destacamos a participação do CEFET-MG na Rede Equidade, que busca valorizar mulheres e pessoas negras. E o impacto no currículo, e na vida dos estudantes, das atividades de extensão, agora componente obrigatório para alunos de graduação.

Na área da pesquisa, um trabalho de mestrado se tornou um Projeto de Lei em Divinópolis que autoriza a implantação de aplicativo móvel para pessoas idosas e com deficiência visual. Para finalizar, relatos sobre a importância da iniciação científica na trajetória de nossos estudantes.

Acesse aqui e boa leitura!

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo