MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Design de Moda

Campus Divinópolis

CEFET-MG

Exposição mostra peças desenvolvidas por estudantes a partir de resíduos sólidos gerados pela Indústria de Confecção do Vestuário

Terça-feira, 6 de dezembro de 2022
Última modificação: Quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Foi realizada, no corredor do prédio 6 a exposição de peças desenvolvidas pelos alunos do 2º e 4º períodos do Curso de Bacharelado em Design de Moda, a partir de resíduos sólidos gerados pela Indústria de Confecção do Vestuário. A exibição iniciou-se no 21 de novembro, junto ao 6º Seminário de Moda, Gestão e Design (SEMGED) de 2022 e finalizou no 02 de dezembro. O Projeto foi idealizado pela Professora Dra. Maria dos Anjos Beirigo Cunha.


Com o título de “Reaproveitamento dos Resíduos Sólidos da Indústria de Confecção do Vestuário como material Didático-Pedagógico”, a iniciativa, de viés sustentável, trata do resultado de algumas atividades desenvolvidas em laboratório da disciplina de Tecnologia da Produção.


A ideia surgiu após a observação de que no município de Divinópolis-MG, não há o efetivo gerenciamento de resíduos sólidos gerados pela Indústria de Confecção do Vestuário, que não são descartados de forma adequada e também não existe nenhum planejamento para a reutilização. Além da importância de solucionar este problema, o projeto também tem como objetivo, a efetiva implementação da reutilização de parte deste tipo de resíduo como material didático-pedagógico no Curso de graduação de Design de Moda, o que contribui também para solucionar a falta de material didático essencial para o desenvolvimento da disciplina de Tecnologia da Produção.


De acordo com a Professora Maria dos Anjos, essas ações são importantes para a formação dos estudantes, para que a prática de sustentabilidade no processo produtivo se torne um diferencial. “Já que os futuros profissionais do Design de Moda serão responsáveis por danos ambientais causados pela destinação inadequada de resíduos sólidos gerados por este setor. Nisso, eles serão obrigados a se adequarem aos padrões de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos exigidos pelos órgãos ambientais, principalmente pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/10, com vistas à proteção do meio ambiente e de nosso planeta”, declarou.

Confira algumas imagens da exibição: