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Design de Moda

Campus Divinópolis

CEFET-MG

Curso bacharelado em Design de Moda realiza as primeiras apresentações de Trabalho de Conclusão de Curso

Quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023
Última modificação: Quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Entre os dias 25 de novembro e 01 de dezembro de 2022 foram realizadas as primeiras apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso do curso de Bacharelado em Design de Moda. As exposições no auditório do CEFET-MG, Campus Divinópolis, contaram com a presença do corpo docente, familiares dos discentes, amigos e estudantes de outras turmas. Cada banca avaliadora contou com um professor orientador, um professor coorientador e mais um professor convidado.


Nas apresentações, cada grupo explanou sobre a pesquisa científica realizada em formato de um artigo, mostrou o portfólio com o planejamento e desenvolvimento de uma coleção comercial e uma conceitual, e finalizou a apresentação com um desfile técnico das peças. Para que pudesse ser avaliado, cada discente teve que apresentar dois looks, um conceitual e um comercial, representados em fichas técnicas com informações necessárias e as descrições de insumos e dos processos produtivos.


O Trabalho de Conclusão de Curso é realizado nos 7º e 8º períodos, e integra de maneira multidisciplinar cinco disciplinas: Metodologia de Pesquisa (7º período), Trabalho de Conclusão de Curso I (7º período), Modelagem e Prototipagem do TCC (8º período), Portfólio de Moda (8º período) e Trabalho de Conclusão de Curso II (8º período). A professora Ms. Hemilly Brugnara é responsável em supervisionar toda a dimensão desse trabalho, uma vez que ela lecionar as disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso I e II. Para ela, a maior dificuldade encontrada pelos alunos foi a escolha de uma temática, que agradasse a todos os integrantes do grupo. “É difícil chegar em um tema de comum acordo para os integrantes do grupo. Depois que eles encontraram uma temática em comum, a pesquisa se desenvolveu muito bem. Posso afirmar que esta turma foi muito dedicada, os discentes se envolveram com as pesquisas científicas, mergulharam nos temas, investigaram muito, tanto a parte teórica quanto a prática, com o intuito de fazer o TCC acontecer”, declarou.


O professor Dr. Rodrigo Bessa ministrou a disciplina de “Metodologia de Pesquisa”. O docente reconhece a importância da escrita científico e da publicação do artigo em um evento científico, uma vez que essa pesquisa científica irá contribuir tanto no desenvolvimento de uma coleção com mais profundidade, como também na proposta do curso que é uma formação acadêmica multidisciplinar. “Os estudantes, após concluir o curso, além de ter o conhecimento prático de como desenvolver uma coleção de moda, eles também estão preparados para a continuidade dos estudos. Essa também é uma das nossas funções como professores, ou seja, incentivar os discentes a continuarem a formação em cursos de Pós-Graduação Lato e/ou Stricto Sensu, que são ofertados tanto no CEFET-MG quanto em outras instituições de ensino.”


De acordo com professor Dr. Dênis Fraga, que acompanhou o processo de confecção das peças, o TCC foi uma forma dos estudantes aprimorarem suas qualidades técnicas na modelagem e na costura. “Foi positivo o desenvolvimento do trabalho dos alunos, alguns vieram fora do horário de aula para usarem os laboratórios, e acho que isso foi importante, pois começamos a ter discentes ocupando esses espaços dentro da instituição e os utilizando principalmente durante o dia. Todo esse trabalho não foi fácil para eles. No entanto, as dificuldades que temos dentro da formação do curso são muito parecidas com o que estudantes vão encontrar no mercado de trabalho, e isso é uma forma também deles experimentarem o quão difícil e complexo é o nosso setor, e o quanto eles precisam se dedicar para conseguir resultados satisfatórios”, ressaltou.


As apresentações iniciaram no dia 25 de novembro de 2022, com o trabalho “Elementos – A Biomimética em cooperação com o design antropológico na criação de produtos de moda”, realizado pelas alunas Ana Cristina Batista Rodrigues e Dara Ferreira de Oliveira. A banca foi composta pela pela professora orientadora Clícia Ferreira Machado, pela coorientadora professora Hemilly Brugnara e pelo professor convidado Rodrigo Bessa.


Já no dia 29 de novembro de 2022, a primeira apresentação foi realizada pelas alunas Luana Yasmim Borges, Vitória Junia Gonçalves e Isadora Menezes Lima, com a temática “O Corpo sobre a tela – Modismo ou Moda inclusiva? Estudo de caso das coleções de marcas que trabalham com foco na inclusão”. Estiveram presentes na banca o professor Dênis Fraga como orientador, a coorientadora, professora Hemilly Brugnara e a professora Joanice Barreto como convidada.


A segunda apresentação desse dia foi do trabalho “Resíduos Oceânicos – A Liberação dos Micro-plásticos no ambiente pela indústria da moda: consequências e possíveis soluções”, das alunas Mariana Resende Costa e Mariana Sant’ana Cruz. A banca foi composta pela professora orientadora Hemilly Brugnara, pelo coorientador o professor de biologia Evandro Fortini e pelo professor convidado Dênis Fraga.


No dia 30 de novembro de 2022, as alunas Ana Cristina Rodrigues Araújo, Dafne Liliane Braz dos Santos e Jessica Thamires Ferreira apresentaram o trabalho “Madonna – A Moda como Discurso no período de 1980 a 2000: Análise dos trajes da cantora”. Elas foram orientadas pelo professor Flávio Giarola e também estiveram presentes na banca de avaliação a professora coorientadora Hemilly Brugnara e o professor convidado Rodrigo Bessa.


Logo depois, foi apresentado o TCC com a temática “Cultura Pop Japonesa – A cultura pop japonesa no Brasil a partir da década de 1980: A influência dos animes na moda”, realizado pelas alunas Josiane Lima Duarte, Leticia Cristina Alves e Monica Costa Silva. Estiveram presentes na banca o professor Marcelo Lorentz como orientador, o coorientador professor Rodrigo Bessa e a professora Hemilly Brugnara como convidada.


Já no dia 01 de dezembro de 2022, foi realizada pelas alunas Gabriela Costa Ferreira, Flávia Paula de Souza Reis e Lidiane Martins Silva a apresentação “Bohemian Queen – Como o estilo de vida influencia na construção do estilo performático: Estudo de caso da cantora Florence Welch”. Para a banca de avaliação, estiveram presentes a professora Clícia Machado, como orientadora, o professor coorientador Rodrigo Bessa e a professora convidada Hemilly Brugnara.


Na sequência foi apresentado o trabalho “‘O tarot’ – Misticismo e Design de Moda: Como a geração Z expressa sua identidade através do vestuário”, pelos alunos Gabriel Christian Silva, Imilia Maria de Ramos e Micaelle Balbino Alves. A banca foi composta pela professora orientadora Hemilly Brugnara, pela professora coorientadora Clícia Ferreira e pelo professor Dênis Fraga como convidado.

Confira abaixo alguns registros das apresentações: